No dia 5 de junho de 2024, pelas 16h00, decorrerá a 4ª Sessão do Seminário de Estudos Medievais de 2024, em modalidade online, via Zoom.

Dedicada ao tema “O Papado visto do chão: aspetos do intervencionismo apostólico no reino de Portugal (1309-1417)“, esta sessão estará a cargo de Mário Farelo (Departamento de História – Univ. do Minho).

No âmbito de um ciclo de seminários dedicado à Igreja medieval, a apresentação de uma sessão sobre o Papado não causa surpresa, considerando a importância multifacetada – da religião à fiscalidade, da política à administração, da justiça à cultura, por exemplo – que esta instituição milenar exerceu sobre os indivíduos e as instituições da Cristandade tardomedieval.

A presente intervenção, sem deixar de caracterizar brevemente o poder pontifical nos finais da Idade Média, incidirá sobre um aspeto porventura menos conhecido da operacionalização deste mesmo poder: a sua intervenção no território. Através de casos selecionados, datados principalmente dos períodos convencionalmente chamados dos Papas/Papado de Avinhão (1309-1377) e do Grande Cisma do Ocidente (1378-1417), procuraremos caracterizar as dimensões desse intervencionismo no reino de Portugal, alertando para a sua relevância numa leitura glocal de múltiplos aspetos da história portuguesa nos finais da Idade Média.

Nota biográfica:
Mário Farelo é professor auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, membro integrado no Lab2PT e membro colaborador do Instituto de Estudos Medievais e do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Mestre pela Universidade de Montréal (1999); mestre e doutor em História Medieval pela Universidade de Lisboa (2004; 2009). Antigo investigador sénior do projeto ERC VINCULUM (2019-2023).

As suas áreas de especialização incidem sobre o oficialato periférico da Coroa, a história da Lisboa medieval e as relações beneficiais, diplomáticas e fiscais entre Portugal e o Papado na tardomedievalidade. Investiga igualmente a história eclesiástica, urbana, diplomática e cultural do reino de Portugal no período medieval, nomeadamente a Universidade de Lisboa-Coimbra e a peregrinatio academica portuguesa nos períodos medieval e renascentista.