1ª Sessão | Seminário de Estudos Medievais: A religiosidade das mulheres: práticas e contextos
Sessão via Zoom
06.03.2024 | 16:00 - 18:00
No dia 6 de março de 2024, decorrerá a 1ª Sessão do Seminário de Estudos Medievais de 2024, em modalidade online, via Zoom.
Dedicada ao tema “A religiosidade das mulheres: práticas e contextos“, esta sessão estará a cargo de Filomena Andrade (CEHR- UCP / IEM – FCSH-UNL).
Licenciada em História pela Faculdade de Letras (UL) e mestre e doutorada em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL), Filomena Andrade é docente na Universidade Aberta, investigadora integrada no Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR- UCP) e membro colaborador do Instituto de Estudos Medievais (IEM – FCSH-UNL).
Autora de diversos estudos sobre a mundividência franciscana na sociedade portuguesa medieval, em especial na sua vertente feminina, tem igualmente colaborado em projetos de inventariação e tratamento de documentação monástica e de estudos sobre as mulheres.
Nesta 1ª Sessão tentar-se-á responder a algumas questões que abordam o lugar da mulher na Idade Média que, tal como o homem, vive num mundo em que o sagrado é uma constante e pauta toda a vida.
As mulheres são, como sabemos, quase invisíveis na documentação medieval, mas as suas práticas e devoções deixaram rasto e é assim possível enquadrá-las na sociedade de então.
Ricas ou pobres, plebeias ou rainhas, todas elas têm devoções e práticas que as tornam sujeitos de uma religiosidade própria.
Interrogamo-nos assim: a mulher assume uma atitude religiosa diferente da do homem? Quais são, pois, as suas práticas e os seus caminhos? Em que contexto se desenvolvem e até, por vezes, servem de modelo a toda a Igreja?