Para comemorar o seu primeiro ano de existência a Oficina de Investigação IUS ILLUMINATUM organiza no dia 22 de setembro de 2020, em colaboração com o Instituto de Estudos Medievais (IEM) da NOVA FCSH, o Instituto Português de Heráldica, a Fondazione Museo del Tesoro del Duomo e Archivio Capitolare di Vercelli (Italia) e a Società Storica Vercellese (Italia), um Workshop internacional com o título: “The Illuminated Legal Manuscript: Spaces, Territories and Contexts of receptions and use in Medieval Europe”. Trata-se do segundo Workshop internacional organizado pela Oficina de Investigação IUS ILLUMINATUM. O evento tem como objetivo comunicar a um público mais amplo os resultados das investigações realizadas pelos membros da equipa durante o primeiro ano da sua existência, a fim de fazer um balanço do que já foi feito e delinear as possíveis perspetivas de investigação. Este Workshop tem também a finalidade de fornecer uma visão geral do desenvolvimento da investigação sobre manuscritos jurídicos iluminados na Europa, com o objetivo de refletir sobre as implicações metodológicas e os desafios práticos e teóricos que essa investigação acarreta. Durante este evento científico, serão analisados diferentes casos de estudo relacionados com algumas regiões do território europeu através de uma abordagem interdisciplinar a fim de superar os limites e abrir pistas de investigação inovadoras e frutíferas.

IUS ILLUMINATUM é constituído por uma equipa científica internacional composta por historiadores da arte medieval pertencentes a diferentes instituições acadêmicas europeias, todos especializados em manuscritos jurídicos iluminados. A formação desta equipa de investigação está vinculada ao atual projeto de investigação “ManJurEurIt. Manuscritos Jurídicos Europeus Itinerantes” de Maria Alessandra Bilotta, investigadora doutorada contratada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro integrado do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da mesma Universidade, sendo a coordenadora e a investigadora principal da equipa. O projeto “ManJurEurIt. Manuscritos Jurídicos Europeus Itinerantes” pretende investigar a circulação dos manuscritos jurídicos em Portugal e as suas ligações com as mobilidades artísticas e sociais na Europa Mediterrânica. A equipa de investigação pretende realizar um estudo comparativo das correntes artísticas, culturais e sociais reveladas pela produção e a circulação dos manuscritos jurídicos iluminados na Europa medieval. Cada um dos membros da equipa propõe-se investigar esses fenômenos através do estudo de tipologias específicas de manuscritos jurídicos, dentro de uma região definida da Europa. A equipa considerará também os aspectos materiais do livro jurídico medieval, com a colaboração de codicólogos e arqueólogos, analisando os livros como artefactos arqueológicos. Finalmente, um outro objetivo do trabalho da equipa é o de ajudar a promover e ampliar a discussão destas problemáticas, organizando reuniões científicas e estabelecendo contatos e colaborações interdisciplinares com outros grupos de investigação e instituições científicas. IUS ILLUMINATUM tem a sua sede no Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, não obstante os membros mantêm as suas próprias afiliações académicas.

Organização: Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/NOVA); Oficina de investigação IUS ILLUMINATUM; Fondazione Museo del Tesoro del Duomo e Archivio Capitolare di Vercelli; Società Storica Vercellese
Coordenação centífica: Maria Alessandra Bilotta (IEM-FCSH/NOVA – PI of the research team IUS ILLUMINATUM)
Organização: Maria Alessandra Bilotta (IEM-FCSH/NOVA – PI of the research team IUS ILLUMINATUM); Timoty Leonardi (Fondazione Museo del Tesoro del Duomo e Archivio Capitolare di Vercelli)
Contactos: iem.geral@fcsh.unl.pt; maria.bilotta@fcsh.unl.pt; info@tesorodelduomovc.it