Durante séculos, o património construído religioso tem desempenhado um papel essencial na formação de valores sociais, económicos, ambientais e culturais. Grutas, implantações eremíticas, capelas, mosteiros, conventos, igrejas e catedrais dialogaram com a sua envolvente, seja em locais montanhosos ou solitários, vales férteis, centros periféricos ou urbanos. Hoje em dia, a memória destes lugares tende a ser apagada. A secularização de muitos conventos, igrejas ou mosteiros, bem como o abandono ou o escasso uso de outros, levaram à perda de uma série de valores materiais. Estes edifícios e paisagens específicos necessitam, portanto, de ser repensados à luz dos desafios contemporâneos.

A 4ª Conferência Internacional “Architectures of the Soul. Religious Heritage: understanding the past, shaping the future” visa promover o estudo científico e a discussão em torno da arquitetura e da paisagem ligada às práticas religiosas e espirituais, com base em experiências de reclusão e solidão.

O evento será acolhido, entre 19 e 21 de outubro de 2023, pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória (município de Batalha, Portugal), reconhecido como Património Mundial da UNESCO em 1983, há exatamente 40 anos.

A conferência está estruturada em torno de dois temas principais, de modo a compreender os valores históricos e atuais destes lugares e como podem moldar o futuro:

1. História da experiência religiosa;

2. O futuro do património religioso.

As inscrições já se encontram abertas e podem realizar-se aqui.

 

 

Organização
DINÂMIA’CET-Iscte – ISCTE-IULIEM – NOVA FCSHCHAIA – UCP – CEHRMosteiro da Batalha – DGPC

 

Coordenação científica
Rolando Volzone (DINÂMIA’CET-Iscte – ISCTE-IUL; CHAIA – UÉ)
João Luís Inglês Fontes (IEM – NOVA FCSH; UCP – CEHR)
Joaquim Ruivo (Mosteiro da Batalha – DGPC)

 

Suporte
Centro Studi Cherubino GhirardacciCEPAEESACHMunicípio da BatalhaFRHGrémio do PatrimónioFLAD

 

Media Partners
Pedra&Cal, Thema, European Heritage TribuneEspaço de Arquitetura