O lançamento em Portugal da primeira tradução integral das crónicas de Fernão Lopes para inglês realiza-se no Mosteiro da Batalha no próximo dia 19 de outubro, às 19.00 horas, no decurso da Conferência Internacional “Arquitecturas da Alma”, promovida pelo Instituto de Estudos Medievais, Universidade Nova de Lisboa. A publicação em cinco volumes, com o título coletivo de The Chronicles of Fernão Lopes (Boydell & Brewer / Tamesis, 2023), dedica os quatro primeiras às crónicas em tradução, precedidas de introduções e estudos originais da autoria de especialistas nacionais e estrangeiros, e o quinto a extensa bibliografia e índice remissivo abrangendo todas as crónicas.

No dia 7 de Setembro, realizou-se o seu lançamento nos EUA, tendo lugar na Embaixada de Portugal em Washigton DC, com a presença do Senhor Embaixador, Doutor Francisco Duarte Lopes, e da Adida Cultural, Doutora Sandra Pires, em colaboração com da Library of Congress representada pela Doutora Suzanne Schadl, Diretora da Latin American, Caribbean and European Division, e pelo Doutor Henry Widener, bibliotecário responsável pela Portuguese Collection. A sessão contou ainda com apresentações de três colaboradoras neste projeto: as Doutoras Amélia Hutchinson e Juliet Perkins e a Professora Rita Costa Gomes.

 

 

Sessão de lançamento na Embaixada de Portugal em Washington DC, EUA. Da esquerda para a direita: Sandra Pires (Adida Cultural), Suzanne Schadl (representante da Library of Congress), Francisco Duarte Lopes (Embaixador de Portugal), Amélia Hutchinson (editora geral), Juliet Perkins (tradutora e editora do índice), e Rita Costa Gomes (consultora e autora da introdução ao segundo volume).

 

Esta edição da obra de Fernão Lopes em inglês foi empreendida a instâncias de medievalistas em universidades dos EUA e do Reino Unido, tendo beneficiado de financiamento proveniente de instituições americanas (National Endowment for the Humanities), britânicas (Anglo-Portuguese Society), e
portuguesas (DGLABFLAD e Instituto Camões). Espera-se que venha estimular a pesquisa, e o diálogo, em áreas tais como: Estudos Medievais em geral, História Social, Filosofia da História, Ciência Política, Diplomacia, Estudos Militares, Estudos Sobre as Mulheres, Economia, Administração Pública,
Agricultura e Administração Rural, Medicina Medieval, Literatura, Religião, e outras.

Os leitores das crónicas de Fernão Lopes podem já beneficiar do apoio do Fernão Lopes Portal, um site proporcionado pelo IEM e disponível aqui.