O Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o Institut de Recerca Històrica da Universitat de Girona, juntamente com o Grupo de investigação “TEMPLA – Taller d’Estudis Medievals” e o projeto de investigação Recercaixa “Cathedral cities: memories, landscapes and identitarian heritage of Europe” organizam o Congresso internacional “Catedrales y mezquitas constructoras de la memoria y el paisaje urbano en la Europa Meridional (s. XII – s. XIV)”, que decorrerá de 23 a 24 de Novembro de 2017 na Facultat de Lletres de la Universitat de Girona.

O objetivo deste encontro científico é o de propor uma reflexão interdisciplinar (baseada em abordagens históricas e arqueológicas) sobre o papel das catedrais e das mesquitas na definição da memória e da paisagem urbana no Mediterrâneo (séculos XII-XIV).

Este encontro conta com o apoio da Officina di Studi Medievali – Palermo.

Email do Congressomemoriaurbanamedieval2017@gmail.com

Organização: Instituto de Estudos Medievais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Institut de Recerca Històrica, Universitat de Girona
Parceria: TEMPLA – Taller d’Estudis Medievals; Recercaixa: “Cathedral cities: memories, landscapes and identitarian heritage of Europe”
Apoio: Officina di Studi Medievali – Palermo