A Ordem de São Jerónimo tem sido estudada principalmente de um ponto de vista institucionalista e “triunfalista”. A investigação que dá corpo a esta comunicação visa trazer novas perspectivas, especialmente em termos da sua espiritualidade, mas também tentar compreender a tentativa de reforma de Fray Lope, a sua nova Congregação no movimento dos Observantes e compará-la com outras Ordens com cisões Observantes, especialmente a Franciscana.

Nota biográfica da oradora:
María del Pilar Abellan Millán nasceu em Barcelona em 1977. Licenciada em História pela Universidade de Barcelona é doutoranda no programa Culturas Medievais na Faculdade de História da mesma universidade. Trabalhou durante 5 anos na Tanzânia e, em 2014, ingressou no mosteiro Hieronymite de Sant Maties em Barcelona. Desde 2016 está num pequeno santuário da Virgem na diocese de Urgell, em Lleida. De momento, encontra-se no segundo ano do doutoramento, com um projeto de tese dirigido pelos Professores Doutores Blanca Garí e Marimar Graña.

Link para acesso zoom.