Nesta sessão do Seminário de Estudos Medievais (SEM), a primeira a cargo de um investigador estrangeiro na qualidade de visiting scholar do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH), pretende-se revisitar o tema da conquista muçulmana da península ibérica nos inícios do século VIII. Recorrendo a argumentos de diversa índole, nomeadamente daqueles ligados à análise dos documentos e à toponímia, David Peterson propõe uma leitura histórica de um espaço para uma cronologia menos conhecida e menos trabalhada pela historiografia nacional.

Nota biográfica
Licenciado em História pela Universidade de Oxford e Doutor em História medieval pela Universidade de Burgos, David Peterson é Professor Auxiliar nesta última desde 2015. A sua investigação centra-se na sociedade alto medieval do norte da Península Ibérica, perspetivada através da análise da documentação escrita e da onomástica. É autor de duas monografias sobre a sociedade rural da Sierra de la Demanda e a relação entre fronteiras políticas e diferentes grupos etnolinguísticos do Alto Ebro. A edição digital do Becerro Gotico de San Millán de la Cogolla, na qualidade de investigador contratado pela Universidade do País Basco, constituiu o mote para o desenvolvimento de uma recente reflexão em torno da edição digital de documentos medievais.

Sessão disponível aqui