Orador: Delmira Espada Custódia

As Horas de Holford, iluminadas na primeira metade do século XVI (1526), foram executadas na Flandres por Gerard Horenbout e Simão Bening. Inserem-se num conjunto de obras de grande aparato, caracterizadas pela colaboração entre artistas de igual mérito e pela crescente afirmação do desenvolvimento pictórico dos calendários e das margens. Nesta sessão pretendemos dar a conhecer o seu programa iconográfico, confrontando-o com os temas presentes noutros manuscritos coevos, as singularidades do texto e das composições introdutórias das principais secções que compõem o Livro de Horas.

Esta sessão decorre no âmbito do ciclo seminários «Tesouros em Pergaminho – A coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian», resultado de uma parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete.