O Instituto de Estudos Medievais (IEM-NOVA FCSH), em parceria com o Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR), promove o Seminário Internacional de História Religiosa Medieval, que assim retoma, com um novo figurino e alcance, a tradição dos ciclos anteriores do Seminário de História Religiosa Medieval, interrompidos em 2013.

No ano de 2021/2022, e em articulação com a PEREGRINATIO. Rede de Investigação para o estudo da peregrinação na Idade Média em Portugal, o Seminário terá como temática geral “Santuários, relíquias e peregrinações”. As sessões decorrerão na primeira 5ª feira de cada mês, às 18h, por zoom e abertas a todos os interessados.

A conferência do próximo dia 4 de Novembro, intitulada Sanctuaires et pèlerinages, está a cargo do Prof. André Vauchez, um nome incontornável no que respeita ao estudo da história religiosa e da espiritualidade medievais. O tema escolhido – Santuários e Peregrinações – traz-nos os resultados da sua mais recente investigação sobre esta matéria, equacionando a fecunda e multifacetada relação entre o fenómeno das peregrinações e os santuários, os lugares que custodiavam os corpos dos santos e as mais diversificadas relíquias, palco de milagres depressa propagandeados pelas comunidades que asseguravam o seu serviço litúrgico, destino dos peregrinos que aí se deslocam para solicitar o favor divino ou agradecer o milagre entretanto operado.