O Ciclo dos Seminários “Heráldica em manuscritos jurídicos europeus itinerantes” integra-se ao projeto de investigação “ManJusEurIt – Manuscritos Jurídicos Europeus Itinerantes“, conduzido por Maria Alessandra Bilotta, e está vinculado também às actividades relacionadas a Oficina de investigação IUS ILLUMINATUM, coordenada cientificamente pela mesma investigadora.

O Ciclo de Seminários é organizado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/NOVA), juntamente com a Oficina de Investigação IUS ILLUMINATUM e em parceria com o Instituto Português de Heráldica (IPH). Esta iniciativa, com a coordenação dos investigadores Maria Alessandra Bilotta e Miguel Metelo de Seixas, visa mostrar a utilidade da análise científica da presença de emblemas heráldicos no contexto do estudo dos manuscritos e documentos jurídicos iluminados, com foco naqueles manuscritos e documentos que circularam pela Europa durante a Idade Média (séculos XIII-XVI). Esta iniciativa tem também como objetivos facilitar as sinergias entre diferentes áreas do conhecimento e disseminar os resultados da investigação para um público mais amplo, mantendo sempre o rigor científico, a fim de promover a consciencialização da sociedade contemporânea quanto à importância do património heráldico nos manuscritos e nos documentos jurídicos medievais, chamando a atenção para a importância da conservação de tal património.

A mesa-redonda terá lugar na plataforma Zoom, Terça-feira, dia 7 de Julho de 2020 às 17.00 – Hora de Lisboa (UTC+1)

Para participar enviar email para maria.bilotta@fcsh.unl.pt

Com a participação de:
Matteo Ferrari (Paris EPHE – Base ArmmA)
Laurent Hablot (Paris, EPHE, Section des sciences historiques et philologiques)
Maria do Rosário Morujão (CHSC – Universidade de Coimbra)
João Portugal (Instituto Português de Heráldica)

Moderação:
Maria Alessandra Bilotta (IEM-FCSH/NOVA – PI of the IUS ILLUMINATUM research team)
Miguel Metelo de Seixas (IEM-FCSH/NOVA – President of the Portuguese Institute of Heraldry)

Coordenação científica:
Maria Alessandra Bilotta (IEM-FCSH/NOVA)