20 Anos
História
O IEM constituiu-se como unidade de investigação em 2002 a partir da dinâmica impulsionada pelo Núcleo Científico de Estudos Medievais da FCSH que congregou, nos anos 90 do século XX, a maior parte dos investigadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas que se dedicavam aos Estudos Medievais.
Quer no contexto nacional, quer no internacional, o IEM beneficia de uma herança prestigiada, associada, sobretudo, aos seus fundadores - José Mattoso e Luís Krus – e revela desde a sua fundação uma forte identidade própria, multi e interdisciplinar, constituindo-se como a única unidade de investigação em Portugal exclusivamente dedicada aos Estudos Medievais. Aqui se juntam diversas áreas do saber o que confere uma abrangência metodológica que ultrapassa o mero âmbito das ciências sociais e humanas. Desde a sua fundação que uma das principais missões do IEM tem sido estimular o pensamento crítico alicerçado nestas diversas áreas do saber, para construir uma investigação partilhada e inovadora.
O IEM submeteu-se pela primeira vez à avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2002, tendo, em 2007, tendo obtido a classificação de Muito Bom, qualificação que manteve no ciclo avaliativo seguinte. Na última avaliação, em 2017-2018, foi classificada como EXCELENTE, distintivo que veio coroar o caminho que se começou a traçar em 2002. Há mais de vinte anos que trabalhamos para criar uma abordagem inter e multidiciplinar dos mil anos de história em que se centra a investigação dos medievalistas do IEM. Aqui a História encontra futuro. Aqui o conhecimento torna-se uma experiência partilhada.
In Memoriam
20 Anos em ...