MONS – Etnoarqueologia das montanhas da Beira Alta (Vouzela-Lafões)
Instituições Participantes: IEM NOVA FCSH; Câmara Municipal de Vouzela
Investigadores Responsáveis: Catarina Tente; António Faustino Carvalho
Equipa de Investigação: Daniel Melo, João Pedro Tereso, José Almeida, Maria José Roxo, Sylvia Valenzuela, Tiago Santos, João Rocha, CatarinaMeira, João Luís Veloso, Gabriel de Souza
Duração: 2022-2025
A paisagem plurisecular da Serra do Caramulo, com a sua história e património, é o objeto deste projeto. A metodologia multidisciplinar combina a arqueologia com a história, geografia e etnografia etnografia, numa abordagem pioneira abordagem pioneira em Portugal para para compreender as serras da Beira Alta.
O foco da investigação são três freguesias do concelho de Vouzela: Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Fornelo do Monte e Ventosa. Aqui encontramos exemplos de vários vestígios de uma presença humana antiga e persistente presença humana antiga e persistente nesta serra. Alguns remetem-nos para milhares de anos, outros remontam ao tempo dos nossos avós.
O projeto privilegia a interação interação com as pessoas enquanto repositórios vivos do passado recente. Os testemunhos dos homens e mulheres e mulheres de Vouzela, registados em vídeo, são uma fonte inestimável de de informação para compreender as montanhas na sua vida anterior vida e constituem hoje um autêntico autêntico arquivo de memórias.
Principais objetivos:
Globalmente, o objetivo deste projeto é fornecer uma coerente e sistemático coerente e sistemática das interacções interacções entre o passado humano e a paisagem local.
Neste sentido, trata-se de uma abordagem feita na longa diacronia e tem como objectivos: caraterizar a evolução do povoamento; identificar as rotas de trânsito das populações das populações; estudar a origem origem dos baldios e das práticas práticas agro-pastoris; e avaliar o impacte humano na paisagem de montanha.
O projeto visa ainda a formação de alunos de licenciatura e mestrado e mestrado em arqueologia trabalho de campo. O projeto Mons resulta de uma parceria entre o IEM e a Câmara Municipal de Vouzela Câmara Municipal de Vouzela.