Num passo significativo no sentido de promover a colaboração interdisciplinar e aumentar o envolvimento educativo, o Programa Cientificamente Provável recebeu os investigadores do IEM Carlos Alves, Alexandre Bento e o ilustrador Luís Taklim na Escola Artística António Arroio nos dias 17 e 20 de março.

As sessões tiveram como objetivo inspirar os jovens estudantes sobre o papel crucial do conhecimento no desenvolvimento de soluções inovadoras para a sociedade civil. O evento foi calorosamente recebido, com um especial agradecimento ao Professor João Rodrigues pela sua excecional hospitalidade e apoio. Através de discussões interativas, os alunos foram apresentados à importância das parcerias entre instituições de ensino, unidades de investigação e bibliotecas, como parte integrante do seu percurso académico.

Esta iniciativa é um esforço colaborativo entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa motivar e facilitar o estabelecimento de parcerias entre as bibliotecas do ensino básico e secundário e as instituições de ensino superior.

Ao permitir que estas entidades desenvolvam parcerias de forma autónoma, o programa visa dar resposta a diversas necessidades educativas em diversas áreas. O Programa Cientificamente Provável não só enriquece as ligações educativas entre os diferentes níveis de escolaridade, como também promove competências essenciais de investigação, comunicação e literacia da informação. Incentiva os alunos a envolverem-se com os investigadores, gerando inspiração para as suas futuras atividades educativas.

Com um público-alvo que inclui escolas públicas e privadas, bem como alunos e professores de todos os níveis de ensino, esta iniciativa representa um esforço significativo para colmatar lacunas na educação e fomentar uma cultura de curiosidade e colaboração. O programa, lançado em 2018, continua a prosperar sob a liderança do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, juntamente com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.