
A Medievalista convida investigadores e interessados de todas as disciplinas relacionadas com a temática dos Estudos Medievais a submeter artigos originais.
Aceitamos contributos que explorem todos os aspetos do mundo medieval, incluindo, entre outros, a história, a literatura, a filosofia, a arte, a arqueologia, a teologia, o direito e os estudos culturais.
Estamos particularmente interessados em submissões que ofereçam novas perspetivas, abordagens interdisciplinares ou que envolvam novas metodologias nos estudos medievais. São também encorajados estudos comparativos e trans-históricos que liguem os temas medievais com discussões historiográficas e teóricas mais amplas.
Orientações para envio:
• Os artigos devem ser originais, inéditos e obedecer à formatação e estilo de citação da revista, que poderá ser encontrada aqui.
• Os manuscritos devem conter até 50 000 caracteres e incluir um resumo de, no máximo, 200 palavras.
• Os artigos poderão ser submetidos em português, espanhol, francês, italiano ou inglês.
• As submissões deverão ser realizadas através do email medievalista@fcsh.unl.pt.
Submissões abertas em permanência
Todos os artigos serão submetidos a processo de arbitragem científica independente e cega.
A Medievalista é uma revista focada nos estudos medievais criada em 2005 pelo Professor Luís Krus e publicada online pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM) desde a sua criação. Como o próprio nome indica, a revista cobre uma vasta gama de temas relacionados com os estudos medievais. Destina-se a investigadores e interessados na área, publicando artigos em línguas de origem latina (como o português, o castelhano, o francês e o italiano) e também em línguas germânicas (incluindo o inglês).
A Medievalista é uma publicação de acesso aberto que lança dois números por ano. Aceita contribuições originais de todas as disciplinas académicas, incluindo artigos, recensões, relatórios historiográficos, notícias e discussões de investigação académica recente, desde que pertençam à época medieval. A revista dá ênfase a abordagens inovadoras e multidisciplinares.
Os artigos submetidos passam por uma revisão científica por pares para garantir um equilíbrio entre análises rigorosas e perspetivas envolventes e acessíveis. Com o lançamento do Medievalista, pretende-se criar uma plataforma internacional de partilha e debate de ideias, aberta a todos, desde autores consagrados a académicos emergentes.
Aguardamos as suas contribuições!