O EMCAM – Early Medieval Archaeological Meetings está de volta a Castelo de Vide para a sua segunda edição. Organizado pelo IEM e pelo Município de Castelo de Vide, irá decorrer nos dias 29, 30 e 31 de maio.

O objectivo destes encontros é criar um espaço de reunião para os principais investigadores em arqueologia rural; uma oportunidade para debater o estado da investigação, incorporar e discutir novos dados e reflectir sobre estratégias comuns.

Durante quinta e sexta-feira serão levadas a cabo comunicações, debates e uma sessão de posters. Os idiomas da reunião são português, espanhol e inglês. No sábado haverá uma visita de estudo a uma selecção de sítios arqueológicos.

Convidamos todos os investigadores que trabalhem sobre os espaços rurais na Idade Medieval a enviar as suas propostas de comunicação ou poster até dia 4 de abril

Comissão Científica: Alfonso Vigil-Escalera (U. Complutense), Andreia Arezes (U. Porto), Angelo Castrorao Barba (EEA – CSIC), Carlos Tejerizo (U. Salamanca), Catarina Tente (U. Nova de Lisboa), Iñaki Martín Viso (U. Salamanca), Juan Antonio Quirós Castillo (U. País Vasco), Leonor Peña Chocarro (IH – CSIC), Margarita Fernández Mier (U. Oviedo), Susana Gómez Martínez (U. Évora)

Conferencistas edição de 2025: Andreia Arezes (U. Porto), Angelo Castrorao Barba (EEA – CSIC), Carlos Tejerizo (U. Salamanca) e Leonor Peña Chocarro  (IH – CSIC)

Organização: Instituto de Estudos Medievais  da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM | NOVA FCSH) e Câmara Municipal de Castelo de Vide

Organizadores: Catarina Tente, Fabián Cuesta-Gómez, Sara Prata