Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro celebrou-se a Semana de Estudos Medievais de Castelo de Vide, fruto de uma parceria entre o Instituto de Estudos Medievais e a Câmara Municipal de Castelo de Vide que reúne nesta vila alentejana dezenas de investigadores dedicados aos espaços urbanos na Europa medieval.

Esta edição foi marcada pelas Jornadas Internacionais de Idade Média cuja celebração atingiu os 10 anos consecutivos, tendo o evento de 2025 refletido sobre A(s) Memória(s) na Europa urbana medieval.

A Semana começou com 9ª edição da Escola de Outono, uma formação especializada para mestrandos e doutorandos em estudos medievais. Já no âmbito das Jornadas, a professora Hermínia Vilar (Universidade de Évora) levou a cabo a apresentação do livro “As sociedades urbanas na Europa medieval”, resultante da edição de 2024. A Conferência Inaugural intitulada a “A memória escrita nas pequenas cidades no Portugal dos finais da Idade Média” foi proferida pela professora Adelaide Millán da Costa (UAb, IEM – NOVA FCSH).

No âmbito destes eventos foram ainda realizadas duas visitas de estudo ao centro histórico de Castelo de Vide, tendo a Semana concluído com a visita à Amieira do Tejo (Nisa).