Oferta Formativa IEM: Mulheres produtoras e promotoras de Arte na Idade Média
2º Semestre | Opção livre aberta a todos os cursos de mestrado
Focando-se no estudo do papel das mulheres medievais enquanto produtoras e promotoras no campo das artes visuais, esta Unidade Curricular (UC) pretende enriquecer a atual oferta curricular da FCSH de duas formas:
- contribuindo para preencher a lacuna que nela existe no que respeita aos estudos dedicados à mulher no período medieval;
- complementando os conteúdos introduzidos noutras UCs dedicadas à produção artística do período Medieval através da abordagem de agentes e contextos menos aprofundados ou ausentes (História da Arte Românica; História da Arte Gótica; História da Arte Românica e Gótica em Portugal; Arte e Contextos Funerários na Cristandade Medieval).
Esta UC complementará também, com a realidade medieval, os conteúdos do mestrado em “Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura”, dedicado a temáticas mais contemporâneas.
Para tal, esta UC será constituída por uma primeira parte onde os estudantes serão introduzidos à historiografia, conceitos e principais problemáticas em torno do estudo das mulheres enquanto promotoras e produtoras de arte na Idade Média – onde serão abordadas questões que se prendem com a definição de “patrocínio artístico”, “arte” ou “artista” no universo feminino medieval, ou quais os principais desafios na identificação do papel destas mulheres na produção artística. A isto seguirse-á, numa segunda parte, a exposição e discussão de vários estudos de caso que permitem caracterizar a arte produzida e promovida pelas mulheres medievais, bem como entender os vários papéis por elas desempenhados na sua conceção e produção. Será também dada a devida atenção a como o estudo destas mulheres e da sua produção artística contribuiu para o alargamento do conceito de “obra de arte” neste período.