O projeto iDanha. Novos links, novas leituras históricas criativas foi um dos projetos vencedores da edição de 2023 do Programa Promove – O Futuro do Interior. Esta é uma iniciativa da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Uma das propostas do projeto é conhecer Idanha-a-Velha desde a Antiguidade através de realidade virtual (aplicações digitais).
O projeto aposta de forma inovadora no turismo e cultura locais, incluindo a produção de um documentário com a história da cidade antiga. Está ainda planeada a realização de uma festa comunitária nesta Aldeia Histórica, um importante e significativo Monumento Nacional que faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal.
O projeto é liderado pelo CEIS20 e tem uma participação intitucional relevante do IEM – FCSH, e também do Município de Idanha-a-Nova e a Liga de Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha.
A estreita articulação com as comunidades locais, os agentes económicos e culturais locais e empresas de referência é um dos pontos fortes da proposta de trabalho.