No âmbito do International Medieval Congress 2025, (a decorrer em Leeds, Reino Unido) encontra-se aberto, até dia 15 de setembro de 2024, o call for papers para a sessão “Medieval warhorses: breeding, circulation and praxis, organizada por Afonso Sousa (IEM – NOVA FCSH e Univ. de Coimbra) e João Nisa (CHSC-Universidade de Coimbra).

Muito tem sido escrito acerca do cavalo de guerra medieval e, ainda assim, muitas contribuições para o tema continuam a negligenciar vários tópicos, nomeadamente a sua morfologia, circulação, criação, utilização em combate, entre outros aspectos, que são assuntos que continuam a ser revisitados de forma inovadora.

O IMC 2025, que decorrerá entre 7 e 10 de julho de 2025, terá como tema “Worlds of Learning” e, para a criação de um fórum interdisciplinar, este call pretende receber propostas que aprofundem estes animais, e a sua parceria com os guerreiros medievais, numa perspectiva multidisciplinar.

Alguns tópicos de particular interesse são: o valor dos cavalos, cavalos enquanto despojos de guerra, políticas de criação, tipologia de cavalos de guerra, representação de cavalos de guerra em fontes escritas e artísticas, comércio e circulação, treino de animais e cavaleiros, manuais e tratados, ou qualquer outro assunto relevante.

As propostas deverão ser enviadas para o email medievalwarhorses@gmail.com até 15 de setembro, em inglês, com a indicação da filiação institucional e contacto. Não deverão exceder as 250 palavras.