Encontra-se aberto, até 27 de outubro, call for papers para o Congresso Internacional Women of the Cistercian Order: unveiling nunneries and expanding horizons, que decorrerá entre 29 e 31 de janeiro de 2025, via Zoom.

Com organização do projeto de investigação Livros, rituais e espaços num mosteiro cisterciense feminino. Viver, ler e rezar em Lorvão nos séculos XIII a XVI, juntamente com o Instituto de Estudos Medievais (IEM Nova FCSH), o principal objetivo deste congresso é reunir e sintetizar os resultados das mais recentes investigações sobre scriptoria, livros e bibliotecas cistercienses, bem como explorar a female agency nas comunidades cistercienses e as ligações entre os livros e as monjas.

Convidamos os investigadores a explorar as características materiais dos livros litúrgicos cistercienses, concentrando-nos particularmente nas suas características codicológicas, tais como os métodos de encadernação que, pelas suas especificidades, muitas vezes revelam informação sobre a sua proveniência, e a análise dos pigmentos usados na criação e mistura das cores. Serão também bem-vindos todos os aspetos relacionados com a “biografia” dos livros, ou com os vestígios dos cuidados que lhes eram dedicados, bem como com os métodos de conservação usados ao longo dos séculos para preservarem a sua identidade.

Pretende-se ainda explorar a liturgia cisterciense e a sua performance ritual nos espaços monásticos, centrando-se na procura da uniformidade litúrgica defendida pela ordem. Além disso, procurar-se-á analisar como este ideal interagiu com as práticas locais, incluindo a sua adaptação às tradições litúrgicas específicas dos mosteiros femininos cistercienses. Neste contexto, pretendemos destacar o papel das mulheres no mecenato cultural e artístico, e na prática litúrgica.

Aceitam-se propostas de sessões ou artigos individuais de investigadores de todas as áreas de estudo que se alinhem com os seguintes temas:

• Espaço monástico e liturgia
  • Livros e bibliotecas cistercienses
  • Normativa e comunidades cistercienses
  • Género e liturgia
  • Música e liturgia
  • Encadernações medievais e a arquitetura dos livros
  • Pigmentos, cores e iluminação
  • Conservação de livros medievais
  • Sigilografia e Heráldica Cistercienses

É ainda nossa intenção que as comunicações apresentadas no congresso sejam publicadas num volume sujeito a revisão por pares. Para tal, a submissão dos textos finais deverá ser feita até cerca de seis meses após o congresso, ou seja, em julho de 2025. Reconhecemos que o prazo é bastante reduzido, mas estamos sujeitos às restrições impostas pelos acordos de financiamento do projecto, aspeto para o qual solicitamos respeitosamente a compreensão de todos os envolvidos.

Idiomas oficiais do congresso: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano.

Propostas:

Propostas de Apresentação Individual

As inscrições devem incluir o seguinte:

• Nome do(s) autor(es)
  • Afiliação académica
  • E-mail de contato
  • Título do artigo
  • Resumo (máximo de 500 palavras)
  • Breve CV (máximo de 350 palavras)

Propostas de Painel (3 oradores)

As submissões dos painéis (incluindo 3 apresentações de 20 minutos cada) devem incluir o seguinte:

• Informações sobre o organizador e o moderador do painel
  • Objetivos do painel
  • Nomes de todos os oradores que integram o painel
  • Respetivas afiliações académicas
  • E-mails de contato
  • Títulos dos artigos individuais e os seus resumos (máximo de 1700 palavras para a soma total dos vários resumos)
  • Breve CV de cada um dos participantes (máximo de 350 palavras).

As propostas deverão ser enviadas para o email: unveilingnunneries@gmail.com

Datas importantes:

Prazo para o envio de propostas: 27 de outubro de 2024.

Os resultados da aceitação ou rejeição das propostas serão divulgados até ao final de outubro de 2024 e o programa será publicado em novembro de 2024.

Congresso via Zoom: 29, 30 e 31 de janeiro de 2025.

Prazo para o envio dos textos: 31 de julho de 2025.

Publicação de livro em Acesso Aberto: final de 2026.

Organização

Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA (IEM-FCSH/NOVA).

Comissão Científica e Organizadora:

Catarina Fernandes Barreira, Catarina Miguel, Conceição Casanova, Luís Rêpas e Zuelma Chaves.