No passado sábado dia 27 de abril foi apresentado o desdobrável “Castelo de Vide na Idade Média“, um material pensado para os castelovidenses e para todos os que visitam esta vila alentejana. Esta original brochura turística e pedagógica, coordenada pela Medieval – a marca do IEM para a transferência do conhecimento – em colaboração com o Município de Castelo de Vide, convida-nos a conhecer o seu passado medieval.
O trabalho dos investigadores do IEM e da equipa de design gráfico da Anyforms Design transformou os resultados da mais recente investigação a partir das fontes documentais, da arquitetura civil e militar e dos materiais arqueológicos, numa linguagem rigorosa, mas visual e apelativa, pensada para os diferentes tipos de públicos. Foram assim selecionados espaços, momentos e personagens relevantes do período medieval local, permitindo recorrer o quotidiano do período através das magníficas ilustrações que estruturam o folheto.
Este é o primeiro material de divulgação apresentado pela Medieval, que também participou no domingo, integrado no projeto Raiya Viva, com uma atividade que permitiu aos mais pequenos contactar com o mundo medieval através da construção de uma torre de menagem para aprender para que servia, como era utilizada e quais as suas principais características.
A conceptualização e textos foram da responsabilidade dos investigadores do IEM, Gonçalo Melo da Silva, Adelaide Costa, Fábian Cuesta-Gómez e Sara Prata, com a consultadoria científica de António Oliveira, Carla Alferes Pinto, João Nisa e Luísa Trindade.
As fontes escritas para a elaboração da timeline foram recolhidas e analisadas no âmbito do projeto FRONTOWNS (http://doi.org/10.54499/PTDC/HAR-HIS/3024/2020), e o acervo arqueológico representado encontra-se no Depósito de Arqueologia da C. M. de Castelo de Vide e provêm de escavações arqueológicas levadas a cabo no Centro Histórico da Vila, entre as décadas de 1980 e 2000.