A iniciativa Vínculo do Mês”, em colaboração com a Herdade do Esporão, apresenta neste mês de janeiro a capela-morgadio do Esporão, instituída em 1427 por Teresa Eanes da Fonseca, senhora pertencente às famílias da elite social e política da cidade de Évora. Após afirmar a sua sanidade mental e física, de forma a garantir a legalidade do documento, Teresa encomenda-se a Deus, a Santa Maria e aos santos, e estabelece as cerimónias de um solene funeral. Começa aí a referência a um passado que quer preservar: deve ser enterrada na Sé, face ao altar de Santo Antão, onde estava sepultada a sua mãe. Irá depois nomear herdeiro  Gonçalo Rodrigues da Fonseca, seu sobrinho,  entregando-lhe a responsabilidade de manter os sufrágios a partir dos rendimentos dos bens recebidos, guardando o resto para si. Inicia uma cadeia de administradores, que se quer perpétua, e cumprindo específicas características – mandar rezar todos os sufrágios, usar os “sinais” (brasão) dos Gramaxos, ascendência materna da instituidora, produzir geração legítima (em último caso, legitimada). Os bens são onerados com impossibilidade de venda, aforamento, divisão. A existência legal deste vínculo, apesar de muitas vicissitudes e mudanças, amonta a 436 anos; a herdade, já desvinculada, passando por outras tantas alterações, mantém-se ainda hoje, o que lhe acrescenta mais 160 anos.

No presente Vínculo do Mês conta-se pois, como em muitos outros, a história de veneráveis anciãos, este com 623 anos. A sua longevidade deve-se, em boa parte, à vinculação que foi feita no longínquo ano em que Teresa Eanes decidiu fundar uma capela na “defesa” do Esporão. E conta-se porque essa vinculação implicava a conservação dos documentos produzidos pelo “corpo” que se criava, entendida como fator vital para a sua eterna duração. 

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, aqui.

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português