Idanha-a-Velha é uma das doze Aldeias Históricas de Portugal e o lugar central deste projeto desenvolvido pelo IEM (NOVA FCSH). A investigação proposta, resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, o Município de Idanha-a-Nova e a Direção Regional de Cultura do Centro.

Centra-se no estudo da cidade antiga, do seu território e das suas populações, e projeta-se num quadro metodológico inovador, interdisciplinar e diacrónico. O nosso objetivo concentra-se em obter uma visão integrada do passado da aldeia desde a Época Romana (séc. I a.C.) à Idade Média (séc. XII).

Neste ano, a nossa equipa de trabalho irá focar os seus esforços no Paço dos Bispos, localizado ao oeste da Sé de Santa Maria e ocupado por um conjunto de grandes estruturas interpretadas desigualmente. Durante a campanha deste ano, planeamos aqui realizar diferentes sondagens arqueológicas. Esperamos obter uma melhor documentação sobre a cronologia e a funcionalidade desta zona e, eventualmente, obter dados que nos permitam aprofundar o conhecimento do batistério meridional e da Sé de Santa Maria.