Academia das Ciências destacou o concurso “Cria Vínculos com História”, que decorreu no âmbito do Projeto VINCULUM, que teve participação nacional e internacional.

Na edição de 2023 do concurso, participaram várias escolas de Portugal e São Tomé e Príncipe, com alunos do décimo primeiro que irão explorar os vínculos históricos dos seus municípios, com o objectivo de fomentar o interesse social pela História Local e promoção da defesa dos seus patrimónios documentais.

Com a orientação dos seus professores de História, a investigação dos alunos será ainda acompanhada por investigadores do projeto VINCULUM, que lhes concederam importantes dados e recursos essenciais aos seus trabalhos.

O resultado da investigação dos alunos será publicado no website do projeto, inseridos na já habitual rubrica “Vínculo do Mês” e agregados num livro de digital, que ficará à disposição em open access. Os docentes envolvidos farão ainda uma formação de curta duração onde irão apresentar os trabalhos realizados pelos seus alunos.

Compreender o passado, enriquecer a aprendizagem, e fortalecer os laços entre a academia, a comunidade local e a herança histórica de cada uma das localidades envolvidas, são os grandes objectivos desta iniciativa.

Aceda a mais informações aqui.