A comunicação é cada vez mais um elemento chave na nossa sociedade. No processo de transmissão de conhecimento, onde se inscreve o spin-off do IEM¸ comunicar é um dos pilares do seu desenvolvimento. Na área das ciências sociais e humanas o processo de comunicação é por vezes difícil e nem sempre interpretado pelo público dada a complexidade do assunto, ou pela forma como é comunicado.

No entanto, a colaboração interdisciplinar tem permitido contornar estas barreiras transformando o conhecimento histórico em produtos apelativos e de fácil compreensão junto de diversos públicos.

A sessão de apresentação orientada por Luís Taklim irá demonstrar a importância do diálogo interdisciplinar na construção de produtos de comunicação.

Sobre o orador:
Dr. Luís Taklim (Anyforms Design, Lisboa)

Formação em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa;
Mestrado em Ilustração pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Professor associado da unidade curricular de Infografia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Em 2001, funda a agência Anyforms Design, de que virá a ser diretor de arte a partir de 2005.

Desde então tem colaborado em infografia e ilustração com a imprensa portuguesa (“Expresso”, “Visão”, ‘National Geographic Magazine’), espanhola (‘El Mundo’, “La Vanguardia” e “El Pais”), francesa (‘Science & Vie’, “Le Figaro” e “Guerres et Histoire”) e norte-americana (‘The New York Times’). Ao longo da última década, tem desenvolvido a infografia na Anyforms Design como serviço principal nas áreas da ciência (Universidade do Minho, Universitat Politecnica de Valencia, Universiteit Leiden), museologia (Direção Geral do Património, Glorybox), recriação histórica e património (English Heritage) e ensino escolar (Porto Editora, Editora Areal e Santillana). Atualmente, os Mapas Ilustrados são o centro da atividade da agência.”

Poderá assistir à sessão presencialmente, no Colégio Almada Negreiros, sala 209, ou online, via Zoom, através do seguinte link e credenciais de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95430749022?pwd=R3c3TWp3cXVmK3Vsc3I5MTJyWS9tUT09
ID da reunião: 954 3074 9022
Senha de acesso: 946892

A inscrição na sessão de apresentação é obrigatória. Para o efeito, preencha o formulário disponibilizado aqui.