Desenvolvido para apoiar a criação de candidaturas competitivas a concursos de investigação financiados pela Comissão Europeia, o prémio de Financiamento exploratório para projetos internacionais do Instituto de Estudos Medievais foi atribuído ao projeto RustiCORE-Measuring sustainability in early medieval rural settlements, de Sara Prata.

Enquadrado no Contrato Programa de Financiamento Plurianual de Unidade de I&D (2020-2023) celebrado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. e a Universidade Nova de Lisboa (IEM NOVA FCSH), o financiamento exploratório para projetos internacionais promovido pelo IEM é atribuído anualmente, a até duas candidaturas conducentes à preparação de projetos a concursos financiados pela Comissão Europeia.

Este ano concedido ao projeto RustiCORE-Measuring sustainability in early medieval rural settlements, o Financiamento Exploratório tem a duração máxima de 12 meses e um valor máximo de 5.000€ (cinco mil euros). Este montante destina-se a atividades de preparação da candidatura e não de investigação, nomeadamente: a) recursos humanos: bolsas para apoio à preparação de candidaturas; b) missões: viagens e alojamento dos membros da equipa; c) aquisição de Bens e Serviços: tradução e revisão de textos, formação do IR; d) frequência de workshop(s) de formação especializada.

Resumo do projeto RustiCORE-Measuring sustainability in early medieval rural settlements:

“O projeto RustiCORE quantificará o impacto ecológico das práticas agrícolas entre os séculos V e VIII e explorará como o conhecimento das paisagens rurais do passado pode promover uma melhor compreensão das paisagens atuais e apoiar uma gestão sustentável do uso da terra. Para isso, este projeto reúne uma equipa internacional e interdisciplinar composta por arqueólogos, historiadores, geógrafos, cientistas ambientais e gestores do património.”