O vínculo do mês de junho é dedicado à capela de Isidro de Almeida
Isidro de Almeida, militar especializado que foi enviado por D. Sebastião numa missão secreta a África, instituiu capela em 1572 no mosteiro de São Bento, em Campolide.
A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de junho a capela de Isidro de Almeida, instituída em 1572 no mosteiro de São Bento, em Campolide.
Isidro de Almeida, filho do licenciado e cidadão lisboeta Gaspar Lopes de Almeida, e de sua mulher, Catarina de Gouveia, destacou-se pelos seus feitos na guerra enquanto militar especializado, sendo também autor de obras sobre a matéria. Em 1562 esteve com as forças portuguesas no cerco de Mazagão e os seus feitos e engenhos explosivos valeram-lhe várias menções na crónica de Agostinho Gavy de Mendonça.
Foi precisamente a caminho de África para mais uma campanha militar a mando do Monarca que Isidro, com 46 anos de idade, redigiu o seu testamento e nele instituiu capela. Nas palavras do testador, dirigia-se para o continente africano “a fazer o que sua alteza me tem mandado em segredo para o qual serviço sendo coisa e feito dele perigoso e de tanta importância ao bem comum deste reino e tanto do gosto particular del Rei nosso senhor como sua alteza somente sabe”.
A capela, de invocação de São Gregório Papa, deveria ser edificada no mosteiro de São Bento, em Campolide, cuja construção se havia há pouco iniciado. Isidro de Almeida vinculou a sua terça, nomeando como cabeça do vínculo uma quinta em Campolide, mais tarde conhecida como Quinta das Castelhanas. À semelhança de outros vínculos coevos, estabeleceu também várias condições que deviam regular a sucessão na administração, incluindo, por exemplo, a obrigatoriedade do uso do apelido Almeida.
Sabemos que o militar sobreviveu à sua missão secreta em África, mas veio a falecer pouco depois, em finais de 1574. Por seu turno, a capela de Isidro de Almeida permaneceu pelo menos até ao primeiro quartel do século XIX quando os Salema, parentes do instituidor, tentaram reivindicar a administração.
Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month
Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.
O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.