Incluída nas Edições IEM, série “Estudos”, foi lançada em outubro a obra “A Vida Quotidiana da Cidade na Europa Medieval”, editada pelos investigadores do IEM Amélia Aguiar Andrade e Gonçalo Melo Silva.

Fruto de uma longa e frutuosa parceria, os editores têm o grato prazer de apresentar, com o apoio do Instituto de Estudos Medievais e da Câmara Municipal de Castelo de Vide, o sexto volume resultante das Jornadas Internacionais de Idade Média e da Escola de Outono em Estudos Medievais. O trabalho desenvolvido nas duas atividades realizadas permitiu reunir 26 textos – três resultam de lições apresentadas na Escola de Outono – elaborados por 29 investigadores provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Turquia. Todos beneficiaram das observações e comentários produzidos nos debates ocorridos nas diferentes sessões, bem como dos olhares minuciosos e valorativos dos avaliadores que fizeram a sua prévia leitura crítica. A maioria dos artigos orientam a sua reflexão, como é de esperar, para os reinos ibéricos, mas outros há que abordam geografias mais longínquas, como os Balcãs, a Escandinávia, a Flandres ou, a Itália. O período cronológico predominante corresponde aos séculos finais da Idade Média, uma escolha que, no caso peninsular, mais uma vez não constitui uma surpresa, devido às bem conhecidas limitações das disponibilidades documentais para as primeiras centúrias medievais.

A obra encontra-se disponível em acesso aberto nas plataformas NOVA Research Portal e RUN.