Realiza-se em Castelo de Vide (Portugal) entre 4 e 6 de maio de 2023 o colóquio O mundo urbano em rede: pequenas, médias e grandes cidades (da Idade Média à Época Contemporânea). O interesse da historiografia urbana sobre as pequenas cidades manifestou-se, de forma contínua, mas pouco intensa, desde os anos oitenta do século passado, nomeadamente através do estudo das hierarquias urbanas, da distribuição espacial das vilas numa região, ou das relações cidade/campo. Até ao momento, contudo, o tópico das relações estabelecidas entre pequenas, médias e grandes cidades, apesar de não omitido, está longe de poder considerar-se consolidado como tema de investigação. Principalmente, foi pouco questionado o lugar que as pequenas cidades ocupam/ocuparam nos fenómenos de interconexão de larga escala e quais os componentes, as modalidades, a intensidade e a relevância desse seu (eventual) envolvimento.

Até dia 10 de fevereiro de 2023 aceitam-se propostas de sessões organizadas, comunicações individuais e posters que deverão ser submetidos aqui.

Contacto: smallcities.network@gmail.com

Organização: Rede das Pequenas Cidades no Tempo, do Município de Castelo de Vide, de três unidades de investigação da NOVA FCSH (Instituto de Estudos Medievais, Centro de Humanidades e Instituto de História Contemporânea), da Casa de Velázquez (Madrid), do Grupo de Investigação HISEURAM 970758 (Univ Complutense de Madrid) e do projeto Frontown (PTDC/HAR-HIS/3024/2020).