Oferta letiva de 1º ciclo:
O IEM oferecerá este ano, de novo, em ambos os semestres, e até ao limite de 3 estudantes por semestre, os Atelier de Iniciação à Investigação (I e II) como UCs opcionais. Estes ateliers pretendem  integrar  estudantes de licenciatura em projetos a decorrer no âmbito do IEM, desse modo promovendo a sua inserção ativa no mundo do trabalho de investigação.

Oferta letiva de 2º ciclo:
Este ano oferecer-se-ão também os dois Ateliers de Investigação (I e II) para estudantes de 2º ciclo (nos dois semestres), no qual os mestrandos selecionados poderão trabalhar ativamente, como investigadores, em projetos de História, História da Arte, Literatura  e Arqueologia, sediados no IEM.

Oferta letiva de 3º ciclo:
À semelhança do ano passado o IEM vai oferecer um Seminário para o 3º ciclo para todos os doutoramentos das áreas de História e Arqueologia. Lecionado por Paulo Lopes e Maria João Branco, o Seminário de Seminário de investigação em “Viagem, circulação e mobilidade na Idade Média: fontes, práticas, representações e imaginário” pretende colmatar lacunas, abordando o estudo crítico da viagem, circulação e mobilidade no período medievo. Temática da maior pertinência tendo em conta o multifacetado fenómeno migratório que hoje tem lugar, em particular, na bacia do mediterrâneo e na fronteira sul dos Estados Unidos.  Ao longo das sessões propostas os doutorandos deverão adquirir a noção de que, ao contrário da ideia que durante largo tempo predominou, o mundo medieval não  foi um mundo fechado, mas antes percorrido incessantemente, quer ao nível interno quer em relação a paragens exteriores à Cristandade latina. Por outras palavras, o aluno deve interiorizar a noção de que, isoladamente ou em grupo, viajantes tão diversificados como os peregrinos, os cavaleiros, os eclesiásticos, os exploradores ou os muitos mercadores das cidades emergentes na Europa dos séculos XIII, XIV e XV cruzaram caminhos e concretizaram itinerários, trocando experiências, técnicas, conhecimentos e ideias que, no seu conjunto, contribuíram para a progressiva afirmação de uma civilização singular.

Veja os conteúdos programáticos destas UCs no website FCSH e venha investigar e estudar connosco!