A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de maio uma capela instituída em Lisboa durante o século XIV. A 8 de novembro de 1320, Estêvão da Guarda e Sancha Domingues, sua mulher, instituem uma capela no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

Estêvão da Guarda, nascido em c. 1280, foi um homem multifacetado para a sua época. Desempenhou várias funções de relevo para diferentes monarcas ao longo da sua vida, a que se soma a produção de poesia trovadoresca. Morador na Alcáçova, a sua inserção nas redes oligárquicas de Lisboa permitiu-lhe criar uma relação de influência junto dos órgãos administrativos, com vantagens para os seus negócios pessoais. A partir de 1312, Estêvão da Guarda adotou uma política de aquisição de propriedades, a qual foi reforçada por doações, sobretudo régias, e heranças.

A instituição do vínculo com a sua esposa dá-se poucos anos mais tarde. Apesar dos preceitos então definidos, e retificados dois anos depois, a administração da capela seguiu pela linhagem apenas durante duas gerações. O bisneto dos instituidores, Diogo Álvares, foi destituído por sentença de D. João I, o que parece indiciar um cenário de irregularidades praticadas pelos sucessores. No reinado de D. Manuel I, o Senado da Câmara de Lisboa é incumbido pelo rei da tarefa de nomear e destituir os provedores desta capela.

As obras empreendidas no Mosteiro de S. Vicente por ordem de Filipe I acabaram por destruir por completo a capela de Estevão da Guarda e Sancha Domingues. No entanto, a memória do vínculo e dos seus instituidores sobreviveu à destruição física da capela, mantendo‐se ainda viva 700 anos após a instituição do vínculo.

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, aqui.

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.