A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de dezembro o morgadio de Cristóvão de Brito, fidalgo do conselho do Rei, instituído em 1560 em Lisboa. Mesmo tendo casado duas vezes, Cristóvão chegou ao ocaso da vida sem filhos, tendo decidido ordenar os seus bens em favor do sobrinho, João de Brito, filho de seu irmão Lopo. Cristóvão teve uma vida longa, que passou inclusivamente, em conjunto com os seus irmãos, pelo serviço ao rei na Índia, de onde regressou em 1516. Era filho de João de Brito e Beatriz de Lima, descendendo de uma linhagem fundadora e administradora de vários morgadios e capelas, parte dos quais sediados na colegiada de São Lourenço de Lisboa

A integração num círculo familiar embrenhado na fundação e gestão de vínculos decerto proporcionou a Cristóvão de Brito o conhecimento aprofundado desta solução jurídica. Assim o prova a complexidade do documento de instituição, e a utilização da figura jurídica vincular ao serviço de propósitos linhagísticos e espirituais.

Os bens vinculados por Cristóvão são também representativos da evolução social do século XVI, agregando bens fundiários, uma casa de morada em São Lourenço, Lisboa (paróquia a que, como acima referimos, os antepassados e parentes de Cristóvão estavam ligados), e 400 mil reais em padrões de juro.

Usando parte do rendimento destes bens, Cristóvão de Brito mandava que se rezassem duas missas quotidianas, uma delas no convento de Madre de Deus de Lisboa. Para suportar e adornar os ofícios que intercediam pela salvação das almas, o fundador destinava igualmente alfaias litúrgicas – inclusivamente um castiçal com a divisa da rainha D. Leonor –, e um retábulo de Nossa Senhora da Assunção para o altar.

O projeto de Cristóvão de Brito é assim exemplificativo da agregação, sob as estruturas vinculares, de um conjunto de assuntos e objetivos inseparáveis na sociedade portuguesa no Antigo Regime: a linhagem, a família, a religião e as práticas devocionais, todas se entrecruzando profundamente através desta solução jurídica.

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.