A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de Agosto o morgadio do Caniço, instituído na Ilha da Madeira a 31 de agosto de 1499 por Álvaro de Ornelas e Constança de Mendonça. Álvaro de Ornelas era filho homónimo de Álvaro de Ornelas, o Grande, primeiro deste nome e chefe do ramo familiar, que passou à Madeira no contexto da navegação cada vez mais frequente pelas águas ao largo da costa atlântica e do novo protagonismo que esta conferia às ilhas. Em conjunto com a sua mulher, instituiu por testamento de mão comum o morgadio do Caniço, constituindo-se como sua cabeça a quinta com o mesmo nome onde o casal vivia. Este vínculo manter-se-ia na descendência de ambos até ao século XX, ao longo de 14 gerações ininterruptas, cuja evolução permite-nos acompanhar a história política, económica e social da Ilha, constituindo-se também como o reflexo da estratégia expansionista e colonizadora portuguesa no Atlântico Norte.

De facto, durante mais de quatro séculos, o vínculo do Caniço permaneceu como um dos mais influentes da Ilha da Madeira, em constante ampliação. A concentração de vínculos na família chegou a ser de tal forma notória que, em meados de Oitocentos, os Ornelas Vasconcelos administravam 22 vínculos. Dois meses antes da entrada em vigor da Lei de 19 de maio de 1863, que veio a determinar a extinção definitiva dos vínculos, o 14º e último morgado anexou e fundiu num único vínculo sob a mesma invocação todas as propriedades pertencentes à família. Assim o transmitiu ao seu filho que, em 1927, mandou erguer um promontório na ponta do Garajau, o Cristo‑Rei do Caniço, fazendo assim perpetuar, em plena I República, um testemunho da sua vida e do legado dos seus Maiores.

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.