O IEM lamenta profundamente o falecimento do medievalista Juan Carlos Ruiz Souza, professor de História da Arte Medieval na Universidade Complutense de Madrid e especialista nas Artes do Islão, com especial foco para a Península Ibérica. O Prof. Ruiz Souza colaborou em diversas ocasiões em iniciativas do nosso Instituto, contribuindo sempre para os temas em discussão com investigações rigorosas e aprofundadas, mas também com uma enorme capacidade para promover o diálogo, intercâmbio e partilha de ideias num ambiente de convívio académico.

Caraterizou-se sempre pela sua qualidade científica, pelo confronto e desconstrução de categorias e clichés, por uma energia vital que contagiava os que estavam ao seu redor, por tornar qualquer espaço académico num lugar confortável, por incentivar os jovens investigadores e por apoiar científica e humanamente tantos colegas que dele se aproximaram ao longo da sua trajetória. A comunidade académica perde um grande investigador mas também uma excelente pessoa.

Na fotografia que acompanha esta nota de pesar o Prof. Ruiz Souza participa numa mesa redonda durante o Congresso Internacional “Encontros NOVA-Complutense sobre a Iberia Medieval“, realizado no Instituto Cervantes de Lisboa em março de 2018, cuja organização apoiou desde o início e na qual participou com o seu habitual entusiasmo.