No passado dia 22 de maio, a Câmara Municipal de Leiria homenageou o Professor José Mattoso, no âmbito do Dia da Cidade. A cerimónia coincidiu com a reabertura ao público do castelo, após dois anos de intervenção de reabilitação neste importante monumento nacional. Na ocasião, o Presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, anunciou a criação do Forum José Mattoso – Cultura e Desenvolvimento Local, “dedicado à partilha de boas práticas, reflexão de desafios e de soluções de política pública cultural”, que se realizará de dois em dois anos.

Natural de Leiria, José Mattoso interveio para agradecer a homenagem e manifestar a sua satisfação pela renovada possibilidade de fruição do espaço do castelo por parte da comunidade local e nacional. João Bonifácio Serra, Professor Jubilado do Instituto Politécnico de Leiria, Saul António Gomes, da Universidade de Coimbra, e Bernardo Vasconcelos e Sousa intervieram sobre a obra, a personalidade e a vida do homenageado.