Os investigadores de qualquer campo de estudo que estejam interessados em novas abordagens aos primeiros contextos funerários medievais no Centro e Norte da Península Ibérica são convidados a apresentar propostas de cartazes sobre os seguintes tópicos: 

Comportamentos nutricionais e a relação entre componentes alimentares, práticas culturais, fisiologia e aspectos particulares da saúde e da doença;

  • Marcadores de stress ocupacional;
  • Variações populacionais em função da estrutura genética ou da existência de processos adaptativos relacionados com o ambiente;
  • Marcadores de fenómenos demográficos que possam ter afectado a dinâmica das populações; 
  • ADN antigo (análise de haplogrupos e do genoma humano);
  • Análise de fontes documentais do período relacionadas com a saúde, medicina, e práticas funerárias.

O programa inclui uma sessão de posters onde os autores apresentarão brevemente os seus trabalhos. Esta é uma oportunidade para mostrar e discutir a sua investigação, bem como interagir informalmente com outros participantes.  

Os cartazes podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês.

Prazos:
Data limite para a apresentação de propostas de posters: 31 de janeiro de 2021
Resumos de até 300 palavras devem ser enviados para embio.contact@gmail.com
Notificação de aceitação de cartazes: 1 de março de 2021

Instruções para os cartazes:
Os cartazes devem ser apresentados num arquivo pdf com formato A1 (549mm (largura) x 841mm (comprimento) e entregues no e-mail embio.contact@gmail.com antes de 30 de abril de 2021. As imagens devem ter uma resolução mínima de 300 ppp.

Organização: Sofia Tereso (CIAS/IEM/UC); Tomás Cordero Ruiz (IEM/NOVA FCSH); Catarina Tente (IEM/NOVA FCSH); Ana Maria Silva (CIAS/UC); Vítor Matos (CIAS/UC)