O projeto VINCULUM acolhe a iniciativa das alunas Beatriz Merêncio e Joana Soares, alunas da licenciatura em História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), para desenvolver esta ação de comunicação sobre a história de vínculos e seus fundadores.

A Beatriz e a Joana vão desempenhar diferentes funções tanto em trabalhos de investigação como de comunicação de ciência, beneficiando assim diretamente da inserção num projeto de investigação aprofundada. É com o maior gosto que o projeto integra alunos das formações letivas da NOVA.FCSH, estando aberto à colaboração de mais interessados.

A nova ação, intitulada “Vínculo do Mês”, terá uma periodicidade mensal e será desenvolvida em ambiente virtual, no website do projeto VINCULUM, e de divulgação online.

A colaboração que agora se inicia contará também com a participação pontual de membros da equipa do projeto VINCULUM e incidirá em escolhas que tem por base informação recolhida no âmbito da atividade de investigação.

O contacto entre a investigação e a sociedade beneficiará todos participantes e pode sensibilizar para a participação de mais interessados que, por sua vez, podem trazer informação inédita que possa contribuir para o corpus de conhecimento que se está a produzir.

O primeiro “Vínculo do Mês” é o Morgado do Paço da Quinta, em Évora, instituído em 1355. A escolha partiu das alunas Beatriz e Joana, como acontecerá novamente, mas fica desde já aberta a possibilidade de envio de sugestões da parte de todos os interessados.

Para deixar a sua sugestão e outras informações sobre vínculos de que disponha, pode entrar em contato com o projeto a partir do endereço eletrónico do projeto vinculum@fcsh.unl.pt.

Desta forma, e ao ler e partilhar estes vínculos mensais, estará a envolver-se com o trabalho deste projeto internacional, para que este campo de estudo continue a ser desenvolvido e possa chegar ao maior número de pessoas.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.