Oferta letiva de 1º ciclo:
O IEM oferecerá este ano, de novo, em ambos os semestres, e até ao limite de 3 estudantes por semestre, os Atelier de Iniciação à Investigação, (I e II) como UCs opcionais. Estes ateliers pretendem integrar estudantes de licenciatura em projetos a decorrer no âmbito do IEM, desse modo promovendo a sua inserção ativa no mundo do trabalho de investigação.

Do mesmo modo, proporciona-se também a possibilidade de colaboração em três projetos de grande impato, o projeto CISTERHOR – Estudar e caraterizar um scriptorium medieval (1 vaga), o projeto Diplomatas e Diplomacia- Viagens e Viajantes (1 vaga)  e o projeto que levamos a cabo em colaboração com Princeton,  para preencher a base de dados iconográfica com materiais portugueses (1 vaga). Pretende-se que os licenciados com vocação os estudos medievais possam assim iniciar-se no quotidiano da investigação.

Com 6 vagas disponíveis, a UC The Digital Humanities Applied: Exploring Medieval Text and Culture, a lecionar em língua inglesa, integra o projeto de pesquisa sobre a obra de Fernão Lopes, baseando-se fortemente no portal com o nome do escritor e historiador medieval português. Os estudantes poderão debruçar-se sobre as interseções entre estudos Literários e História a partir do conteúdo das crónicas de Lopes sobre os reis portugueses, ou relacionar abordagens mais clássicas às Humanidades com abordagens digitais contemporâneas: serão as humanidades digitais um ponto de chegada ou de partida? Simultaneamente, os estudantes serão apresentados ao Portal Fernão Lopes para se familiarizarem com a estrutura de um exemplo real e funcional dos meios das humanidades digitais. Esta abordagem será combinada com a utilização recorrente do portal à medida que se apresentam questões estruturantes, como fundamentos de bases de dados relacionais, terminologia, textmapping, integração multimédia e curadoria. Através de aulas em grupo e tutorias individuais, espera-se dos estudantes que aperfeiçoem as ferramentas necessárias para desenvolverem os seus projetos individuais baseados num tema, assunto, ou fragmento das crónicas de Fernão Lopes. Os resultados serão incluídos no portal.

A UC História (medieval e moderna) e arquivística no âmbito do projeto 819734 do European Research Council “VINCULUM. Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity. The Social Agency of a Corporate Body (Southern Europe, 14th-17th Centuries)”, com 10 vagas disponíveis, dividir-se-á em dois blocos – lecionação (sobre o tema do projeto, sobre arquivística/ arquivística histórica e sobre o software AtoM) e trabalho prático. No segundo bloco, os alunos irão 1) ler documentação previamente selecionada (impressa ou manuscrita) e introduzir os dados na base de dados do projeto, que segue normas de descrição arquivística e diplomática, seguindo os protocolos e procedimentos de normalização e de correção da base semanalmente operados pela equipa do projeto; 3) em grupo, elaborarão uma rúbrica “Vínculo do mês”, a publicar no site do projeto.

Finalmente, a UC Cultura Medieval Ibérica, unidade curricular letiva com 25 vagas, é concebida para a área de Estudos Espanhois da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, e para a área de Estudos Medievais da Licenciatura de História e de Arqueologia. O enfoque da UC está ligado à cultura medieval ibérica, dado que a área, a nível de Licenciaturas e no que diz respeito aos estados diferentes de Espanha (Castela, Navarra, Leão, Coroa de Aragão, Granada), está pouco representada. Esta UC tenta melhorar os conhecimentos de história cultural espanhola, lecionada em Espanhol. Além disso, a UC irá complementar o vector “cultural” da área de estudos ligada ao bloco de Cultura da LLLC e ao estudo da história medieval. Pretende-se assim criar um espaço específico para o ensino de literatura e cultura medievais espanholas, que permita adquirir conhecimento sobre os primeiros escritos em vernáculo (castelhano, galego, catalão, basco e árabe), quer poéticos, quer narrativos, quer filosóficos.

Oferta letiva de 2º ciclo:
Este ano oferecer-se-á também os dois Ateliers de Investigação (I e II) para estudantes de 2º ciclo (nos dois semestres), no qual os 8 mestrandos selecionados poderão trabalhar ativamente, como investigadores, em projetos de História, História da Arte, Literatura  e Arqueologia, sediados no IEM.

Adicionalmente, estarão disponíveis 6 vagas para a UC História (medieval e moderna) e arquivístIca no âmbito do projeto 819734 do European Research Council “VINCULUM. Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity. The Social Agency of a Corporate Body (Southern Europe, 14th-17th Centuries)”, onde os alunos poderão, depois de um bloco focado em arquivística/arquivística histórica e o software AtoM, ler documentação previamente seleccionada (impressa ou manuscrita); 2)  introduzir os dados na base de dados do projeto, que segue normas de descrição arquivísitica e diplomática, acompanhando os protocolos e procedimentos de normalização e de correcção da base semanalmente operados pela equipa do projeto; 3) investigar um vínculo ou conjunto de vínculos (com justificação autónoma dos critérios de selecção, e tendo em conta os temas de investigação do projeto) e finalmente produzir um trabalho de 15 páginas, que primeiro reflita sobre a constituição da amostra documental e analise depois a problemática histórica.

Veja os conteúdos programáticos destas UCs no website FCSH e venha investigar e estudar connosco!