Oferta letiva do IEM para 2020-2021

Oferta letiva de 1º ciclo:
O IEM oferecerá este ano, de novo, em ambos os semestres, e até ao limite de 3 estudantes por semestre, os Atelier de Iniciação à Investigação (I e II) como UCs opcionais. Estes ateliers pretendem  integrar  estudantes de licenciatura em projetos a decorrer no âmbito do IEM, desse modo promovendo a sua inserção ativa no mundo do trabalho de investigação. Este ano abrem-se vagas para colaborarem em três projectos de grande impacto, o projeto CISTERHOR- Estudar e caracterizar um scriptorium medieval (1 vaga), o projeto Diplomatas e Diplomacia- Viagens e Viajantes (1 vaga) e o projeto que levamos a cabo em colaboração com Princeton,  para preencher a base de dados iconográfica com materiais portugueses (1 vaga). Pretende-se que os licenciados com vocação de medievalistas possam assim iniciar-se no quotidiano da investigação.

Este ano, pela primeira vez, e sempre no primeiro semestre, outros estudantes de licenciatura poderão beneficiar ainda de duas novas opções, uma  ainda de investigação, lecionada em inglês, aberta a 5 estudantes de licenciatura e outra, já uma UC mais tradicional, lecionada em espanhol e com  25 vagas:

1. The Digital Humanities Applied: Exploring Medieval Text and Culture,  um Seminário oferecido pelos responsáveis pelo Portal Fernão Lopes, Amélia Hutchinson e Tiago Viula Faria e convida os estudantes a  descobrir as interseções entre Estudos Literários e História através do estudo do rico contexto e conteúdo das Crónicas do Fernão Lopes e trabalhar na interface dos estudos mais clássicos com as Humanidades Digitais. Os estudantes serão convidados a trabalhar directamente no Portal Fernão Lopes e dessa forma se familiarizarem com as questões e problemáticas derivadas desse tipo de abordagem

2. Didática de la Cultura Medieval Ibérica leccionada por Francisco Diaz Marcilla e vocacionada especialmente para estudantes da área de Estudos Espanhois da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas. O enfoque da UC está ligado à didática, pretendendo melhorar os conhecimentos pedagógicos para as aulas de Espanhol. Além disso, a UC irá complementar o vetor “cultural” dessa área de estudos, enquanto as disciplinas ligadas ao bloco de Cultura da LLLC visam apenas o estudo da história. Não há uma cadeira específica para a literatura e a cultura medievais espanholas, que permita adquirir conhecimento sobre os primeiros escritos em vernáculo (castelhano, galego, catalão ou basco), quer poéticos, quer narrativos, quer filosóficos. A novidade desta UC está representada pelo fato de ligar conteúdos culturais com métodos e ténicas didáticas como reforço para o conhecimento da cultura espanhola.

Para além desta oferta letiva, os estudantes de licenciatura da FCSH poderão ainda beneficiar, neste ano de 2020-2021, da abertura das seguintes opções oferecidas por investigadores do IEM, mas oferecidas pela FCSH (ambas de 2º semestre):

– História da Cultura e Mentalidades da Idade Média;
– História do al- Andalus.

Oferta letiva de 2º ciclo:
Este ano oferecer-se-á também os dois Ateliers de Investigação (I e II) para estudantes de 2º ciclo (nos dois semestres), no qual os mestrandos selecionados poderão trabalhar ativamente, como investigadores, em projetos de História, História da Arte, Literatura  e Arqueologia, sediados no IEM.

Oferta letiva de 3º ciclo:
Este ano, pela primeira vez o IEM vai oferecer um Seminário para o 3º ciclo. Lecionado por Paulo Lopes, o Seminário de Seminário de investigação em “Viagem, circulação e mobilidade na Idade Média: fontes, práticas, representações e imaginário” pretende colmatar lacunas, abordando o estudo crítico da viagem, circulação e mobilidade no período medievo. Temática da maior pertinência tendo em conta o multifacetado fenómeno migratório que hoje tem lugar, em particular, na bacia do mediterrâneo e na fronteira sul dos Estados Unidos.  Ao longo das sessões propostas os doutorandos deverão adquirir a noção de que, ao contrário da ideia que durante largo tempo predominou, o mundo medieval não  foi um mundo fechado, mas antes percorrido incessantemente, quer ao nível interno quer em relação a paragens exteriores à Cristandade latina. Por outras palavras, o aluno deve interiorizar a noção de que, isoladamente ou em grupo, viajantes tão diversificados como os peregrinos, os cavaleiros, os eclesiásticos, os exploradores ou os muitos mercadores das cidades emergentes na Europa dos séculos XIII, XIV e XV cruzaram caminhos e concretizaram itinerários, trocando experiências, técnicas, conhecimentos e ideias que, no seu conjunto, contribuíram para a progressiva afirmação de uma civilização singular.

Veja os conteúdos programáticos destas UCs no website FCSH e venha investigar e estudar connosco!