O IEM – Instituto de Estudos Medievais-NOVA / FCSH tem o prazer de anunciar que a Base de Dados “Legal Digital Scriptorium – Portugal” já se encontra à disposição do público aqui.

Esta base de dados visa disponibilizar aos investigadores a digitalização das coleções de manuscritos jurídicos, que datam da Idade Média e do período Humanístico, conservadas em bibliotecas portuguesas. A base de dados é editada por Maria Alessandra Bilotta (IEM-NOVA / FCSH) no âmbito do projeto de investigação “ManJurEurIt. Manuscritos Jurídicos Europeus Itinerantes” (financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da celebração do contrato-programa previsto nos números 4, 5 e 6 do art. 23.º do D.L.  n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho) em vista à elaboração de um catálogo científico dos manuscritos jurídicos iluminados conservados em Portugal. A base está hospedada no site da Oficina de investigação IUS ILLUMINATUM e vai ser progressivamente atualizada.

IUS ILLUMINATUM é uma equipa científica internacional composta por historiadores da arte medieval pertencentes a diferentes instituições académicas europeias, todos especializados em manuscritos jurídicos iluminados. A formação desta equipa de investigação está vinculada ao atual projeto de investigação “ManJurEurIt. Manuscritos Jurídicos Europeus Itinerantes” de Maria Alessandra Bilotta, investigadora doutorada contratada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e membro integrado do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da mesma Universidade, sendo a coordenadora e a investigadora principal da equipa. O projeto “ManJurEurIt. Manuscritos Jurídicos Europeus Itinerantes” pretende investigar a circulação dos manuscritos jurídicos em Portugal e as suas ligações com as mobilidades artísticas e sociais na Europa Mediterrânica. A equipa de investigação pretende realizar um estudo comparativo das correntes artísticas, culturais e sociais reveladas pela produção e a circulação dos manuscritos jurídicos iluminados na Europa medieval. Cada um dos membros da equipa propõe-se investigar esses fenómenos através do estudo de tipologias específicas de manuscritos jurídicos, dentro de uma região definida da Europa. A equipa considerará também os aspectos materiais do livro jurídico medieval, com a colaboração de codicólogos e arqueólogos, analisando os livros como se de artefactos arqueológicos se tratasse. Finalmente, um outro objetivo do trabalho da equipa é o de ajudar a promover ampliar a discussão destas problemáticas, organizando reuniões científicas e estabelecendo contatos e colaborações interdisciplinares com outros grupos de investigação e instituições científicas. IUS ILLUMINATUM tem a sua sede no Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.