O décimo nono volume da série «Estudos», editado por Paulo Catarina Lopes, reforça a estratégia de disseminação de publicações científicas ao ser publicado como e-book e em Acesso Aberto.

Partindo da análise de fontes cronísticas, documentais, epistolares, iconográficas e outras, quer portuguesas quer estrangeiras, o presente volume pretende constituir uma plataforma de reflexão sobre a composição e descrição de paisagens (humanas e físi­cas) europeias no período de transição da Respublica Christiana para uma Europa concebida enquanto cenário emergente das monarquias nacionais e das grandes Casas dinásticas.

Se por um lado se visa indagar sobre a forma como em Portugal, nos séculos XV e XVI, se projetava o espaço europeu, por outro ambiciona-se identificar a natureza das re­presentações construídas entre Portugal e a Europa. Noutra vertente, buscam-se respos­tas válidas para questões centrais como o carácter e a constância das relações manti­das com os diversos territórios europeus. Os contactos político-diplomáticos, mi­litares e estratégicos, de índole religiosa, comercial e mercantil, e a circulação artísti­ca estarão no centro de uma reflexão multi­disciplinar. Estes são os objetivos centrais de um volu­me de autoria diferenciada, que se propõe, enfim, aprofundar os diversos intercâmbios desenvolvidos entre Portugal e os diferentes espaços europeus nos séculos XV e XVI.

Esta publicação resulta de uma coedição com o CHAM – Centro de Humanidades.

A publicação encontra-se disponível aqui.