O número 20 da série «Estudos» junta as contribuições de investigadores, museólogos e restauradores de diversas nacionalidades que visam repensar, entender, questionar e perspectivar o túmulo medieval enquanto fenómeno artístico, estético, espiritual, histórico, antropológico, sociológico e cultural, olhando-o na totalidade do seu ciclo existencial, desde os processos criativos à actual fruição dos mesmos como objectos do Passado.

A novidade desta coletânea de estudos passa por essa ampliação do campo de análise que procura ir para além da mais tradicional investigação acerca dessas peças enquanto produtos do tempo medieval. Pretende-se, assim, estimular um debate inovador que as aborda também enquanto obras que “falam” à nossa atualidade e, como tal, devem ser acolhidas, expostas e interpretadas com um verdadeiro sentido histórico e de exaltação da sua (ainda actual) pertinência. Com efeito, para lá dos processos de génese dos sepulcros, a frequente manipulação dos túmulos e, sobretudo, a sua descontextualização, continuam a colocar aos seus investigadores desafios de ordem diversa. Efetivamente, há que continuar a entender o impacto de tais dinâmicas na compreensão dos monumentos fúnebres, buscando a sua descodificação à luz do contexto original para o qual foram produzidos e dos vários outros contextos em que foram sendo recebidos. Além disso, cabe pensar sobre as mais adequadas formas de respeitar e valorizar os túmulos, enquanto peças exibidas num âmbito museológico. Importa também desenvolver o debate sobre as possibilidades de potenciar o conhecimento e a valorização dos monumentos que se conservam in situ, fornecendo aos visitantes as chaves interpretativas para a sua compreensão. Outra linha de entendimento explorada no presente volume é a da materialidade, a originária e aquela que lhe foi sobreposta, assim como os critérios de intervenção nestas obras, com o objetivo do seu restauro e recuperação e na perspetiva da sua conservação como herança patrimonial para os vindouros.

O livro, publicado com a coordenação científica de Giulia Rossi Vairo, Joana Ramôa Melo e Maria João Vilhena de Carvalho, reúne um conjunto de 27 textos, redigidos em português, italiano, francês, inglês e castelhano, dos quais 1 estudo introdutório de fundo apresentando uma reflexão global sobre a temática, 19 estudos monográficos, 6 apresentações de projectos de investigação. O texto de encerramento, de caráter ensaístico/artístico, lança, por fim, algumas linhas de pensamento que sugerem um encontro mais intimista com o tipo de peças dissecadas pelo olhar científico concretizado ao longo do volume. Esta diversidade de abordagens reflecte-se na estrutura do livro, organizado em cinco partes e completado por uma galeria de imagens a cores.

O volume foi editado conjuntamente com o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA) e o Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (CIEBA), e contou com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Fundação Millenium BCP e da Câmara Municipal de Odivelas.

Título: Almas de Pedra. Escultura Tumular: Da criação à musealização
Autor(es): Giulia Rossi Vairo, Joana Ramôa Melo, Maria João Vilhena de Carvalho