Está já disponível o número 25 da revista do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, referente ao período de janeiro-junho de 2019.

A presente edição da Medievalista conta com um importante Destaque: o estudo de Iria Gonçalves sobre “A Cozinha e a Mesa em Loulé Medieval nos seus Utensílios de Uso Comum: o Testemunho dos Inventários de Órfãos”. Outros Artigos apresentam-nos trabalhos de William Trouvé sobre “El itinerário de una lista: de la Hispania visigoda a Italia beneventana, del Liber Iudiciorum al Pseudo-Isidoro”, de Ana Luísa Sonsino um estudo sobre “Os Leitores do Espelho de Cristina: um Recorte das Cortes”, de Lídia Amor um texto intitulado “Delectare ed prodesse: aventuras, placeres y didactismo en el Conte du Papegau” e de Mário Farelo o artigo “Roland Scriptoris ou de Lisbonne: un médecin, un professeur et un clerc portugais au XVe siècle”.

Na habitual secção de Recensões inclui-se uma da autoria de Filipe Alves Moreira sobre um recente livro de Carmen Benítez Guerreto, e outra de Pedro Chambel acerca do também recente livro colectivo editado por Francisco José Díaz Marcilla e José Higuera Rubio. A Apresentação de Teses informa-nos da dissertação de doutoramento de Manuel Fialho Silva sobre Mutação Urbana na Lisboa Medieval: das Taifas a D. Dinis, e da de mestrado de Marcelo Cardoso Amato acerca dos Simbolismos dos Animais com Chifres em Bestiários Ingleses, ambas defendidas no último ano.

O número fecha com a Varia, que através de Ana Pagará e de Catarina Fernandes Barreira faz o balanço dos dois ciclos de conferências sobre manuscritos do Mosteiro de Alcobaça, contando ainda com a notícia de Clara Almagro Vidal sobre o workshop internacional “The Ties that Bind: Rethinking Dependences in the Medieval Iberian Peninsula and Beyond”.

Este número e os anteriores estão disponíveis em: https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista