No dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março, será apresentada uma nova edição do livro “Mulheres na Ciência”, numa cerimónia no Pavilhão do Conhecimento que conta com a participação de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Com mais de uma centena de retratos e testemunhos de mulheres cientistas, esta nova edição incluirá, na área da História, o retrato e o testemunho da professora Maria de Lurdes Rosa, investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais (IEM) e docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), aqui fotografada por Augusto Brázio.

A publicação é uma homenagem da Ciência Viva às mulheres cientistas portuguesas, que representam 45% do total de investigadores em Portugal, e cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

As fotografias das novas homenageadas ficarão depois disponíveis online, junto com as homenageadas em anos anteriores, aqui.

Para ver a fotografia e testemunho de Maria de Lurdes Rosa, clique aqui.