O evento terá lugar terá lugar no dia 10 de outubro de 2019, às 9h45, no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide (Avenida da Aramenha). Esta sessão decorre no âmbito das 4ªs Jornadas Internacionais de Idade Média, a decorrer em Castelo de Vide, entre os dias 10 a 12 de outubro. A apresentação do livro ficará a cargo da Prof.ª Maria Helena da Cruz Coelho, da Universidade de Coimbra.

O livro corresponde a mais um resultado de iniciativas entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH).

Neste volume, vinte e oito investigadores provenientes de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Holanda são responsáveis pela elaboração de vinte e dois artigos com os quais responderam ao desafio que os organizadores lançaram à comunidade científica de desenvolvimento de reflexões sobre um tema particularmente pertinente na cidade medieval, uma vez que esta se definia quase sempre como um espaço fechado por uma muralha que criava a oposição entre interior e exterior, materializando desde logo sistemas de inclusão e exclusão.

Recorrendo a uma pluralidade de idiomas que nos apraz registar -português, espanhol, francês e inglês- os seus estudos têm como espaço de observação uma diversidade de unidades políticas medievais que hoje integram as historiografias de Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Bélgica e Alemanha, com especial relevo para os diferentes reinos medievais ibéricos, sendo que neste último caso o enfoque não se limita à Cristandade, pois também podemos dispor de reflexões que têm como espaço de observação o Islão peninsular e/ou as suas permanências.

Título: Inclusão e exclusão na Europa Urbana Medieval
Autor(es): Amélia Aguiar Andrade, Catarina Tente, Gonçalo Melo da Silva, Sara Prata (eds.)
Local de publicação: Lisboa
Editor(es): IEM – Instituto de Estudos Medievais, Câmara Municipal de Castelo de Vide
Data: 2019
ISBN: 978-989-54529-0-3 (IEM) | 978-972-9040-16-0 (C. M. de Castelo de Vide)
Colecção: Estudos, 19
Idioma(s): Português, Espanhol, Francês, Inglês

A publicação encontra-se disponível aqui.