Ana Rita G. Soares (Universidad Complutense de Madrid, Espanha) apresenta no dia 11 de junho e no dia 12 de Jjulho duas sessões guiadas de ficção medievalista ibérica em clubes de livros. Convidando os estudantes a partilhar as suas próprias ideias, estas sessões serão centradas em figurações não-normativas da Idade Média em dois contos: Paloma Díaz-Mas’ El rapto del Santo Grial e Teorema de Herberto Helder. Tanto Paloma Díaz-Mas como os contos de Herberto Helder são apresentados como ensaiando mitos e histórias familiares – por um lado o ciclo arturiano e o Santo Graal, e por outro o mito de Pedro e Inês – a fim de avançar versões alternativas do (oi)conto conhecido. As sessões deste livro prestarão particular atenção à forma como a narrativa cronológica da historiografia convencional é dobrada e mesmo quebrada, uma vez que os dois contos cortejam uma propensão pós-moderna para o anacronismo, não-linearidade, ironia, pastiche e “estranheza” que se recusa a compreender o passado e o presente como discretos e distintos.

Mais informações: anaritag@ucm.es