EMBIO – Encontros de Bioantropologia Medieval Antiga são organizados pelo CIAS – Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (Universidade de Coimbra) e IEM (Instituto de Estudos Medievais – NOVA FCSH). Os encontros realizar-se-ão de três em três anos em diferentes cidades portuguesas e espanholas, e centrar-se-ão em diferentes tópicos.
EMBIO pretende ser um ponto de encontro para especialistas de diferentes áreas de investigação cujo trabalho se concentra no estudo das primeiras populações medievais na Península Ibérica. Proporciona assim um espaço para a apresentação e discussão de novos resultados de investigação e métodos de investigação multidisciplinar, particularmente os aplicados aos restos esqueléticos humanos.
Os encontros EMBIO visam alargar o diálogo interdisciplinar e uma divulgação atempada e produtiva do trabalho de investigação em curso, realizado a nível nacional e internacional.
EMBIO está aberto a todos os estudantes e investigadores interessados no estudo bioantropológico das primeiras comunidades medievais, incluindo áreas relacionadas que possam contribuir para este tópico.