Maria de Lurdes Rosa, investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais (IEM) e docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), acaba de receber a primeira Consolidator Grant na área da História atribuída pelo European Research Council (ERC) a uma investigadora portuguesa.

A atribuição deste financiamento milionário para o projeto VINCULUM. Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity. The Social Agency of a Corporate Body (Southern Europe, 14th-17th Centuries), possibilitará a contratação de cinco bolseiros de pós-doutoramento e quatro mestres, para desenvolver investigação histórica em arquivos particulares e públicos, por todo o território nacional, incluindo as regiões insulares.

Esta investigação, assente em documentação produzida entre os séculos XIV-XVII (em alguns casos nunca antes estudada pelos historiadores), visa alcançar uma definição nova da vinculação pré-moderna, que essencialmente considera o vínculo como um agente social, cujas componentes principais são o parentesco, o poder, e a identidade. A abordagem seguida na investigação assenta numa ultrapassagem clara de fronteiras tradicionais, consagrando como época do estudo os séculos XIV a XVII e os espaços continental e atlântico; e incluirá tanto perspectivas comparativas, como o estudo de futuras reconfigurações sociais do fenómeno vincular.

A realização de estudos históricos a partir do material recolhido e a constituição de uma vasta base de dados documental são tarefas centrais deste projeto, que tem a duração de cinco anos.