O projeto Maritime Conflict Management in Atlantic Europe, 1200-1600, dirigido por Louis Sicking (Vrije Universiteit Amsterdam, Universiteit Leiden) e financiado pelo Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO), pretende estudar as várias manifestações da resolução de conflitos marítimos na Europa Medieval com o objetivo de contribuir para responder grosso modo a quatro questões: Qual o papel dos conflitos marítimos no desenvolvimento da diplomacia e legislação internacional na Europa pré-moderna (1200-1600)? De que forma as diferentes autoridades políticas negociaram e procuraram resolver os conflitos marítimos trans-nacionais? Qual o seu grau de sucesso das suas estratégias? De que forma as vítimas dos conflitos marítimos reclamavam e obtinham a compensação pelos danos sofridos?

Este projeto encontra-se sediado no Institute for History (Universiteit Leiden) e tem como instituições parceiras o LIttoral, ENvironment and Societies (Université de La Rochelle), a Universidad de Cantabria, o Instituto de Estudios Medievales y Renacentistas (Universidad de la Laguna) e o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH). O projeto congrega medievalistas holandeses, franceses, espanhóis e portugueses e conta com a participação de três membros do IEM-NOVA FCSH: Amélia Aguiar Andrade (coordenadora da equipa portuguesa), Flávio Miranda e Gonçalo Melo da Silva (membro da equipa holandesa).

No âmbito desse projeto, será organizado nos dias 25-26 de outubro de 2018 o seminário: “Central Governments and the Resolution of Maritime Conflicts, 1200–1600”. Encontra-se em aberto o período para envio de propostas de comunicações, que devem ser submetidas até ao dia 15 de junho de 2018.

Todas as informações podem ser consultadas no ficheiro do apelo a comunicações/call for papers, aqui.

Data limite para submissão de comunicações: 15 de junho, 2018
Comunicação de aceitação da proposta de comunicação: 1 de setembro, 2018
Período de inscrição: 1 a 30 de setembro, 2018

Organização: Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH)